Uma abordagem sobre a ignorância cultural atual através de Dogs do Pink Floyd

@mvmaestri
2 min readJan 13, 2019

Um pouco inconformado com a ignorância cultural que assombra o Facebook, tento explicar neste post, de maneira simples e direta, como se fosse um antídoto para a mediocridade cultural que assombra as redes sociais atualmente, uma das melhores músicas já compostas no mundo.

Pink Floyd, muito reconhecido por suas habilidades em consumir psicodélicos e expressar firmemente suas opiniões ao mundo, criam o album anti-comercial “Animals”. Este que, acredito ter sido inspirado no livro “A Revolução dos Bichos”, de Orwell, expressa sua fúria contra o consumo desenfreado, a obsolescência programada, e a sociedade capitalista.

Esta música (sugiro que você preste atenção na letra e ouça até o final) pode ser entendida como um manual de boas condutas para uma pessoa que deseja deixar de ser medíocre.

Acompanhe a tradução no video e veja se você se identifica, destaco algumas frases principais:

“You got to be crazy, gotta have a real need”
“You gotta strike when the moment is right without thinking”

“And when you lose control, you’ll reap the harvest that you’ve sown”

“If I don’t stand my own ground, how can I find my way out of this maze?”

“Hide your head in the sand
Just another sad old man
All alone and dying of cancer”

Roger Waters e David Gilmour tentam passar a mensagem que você precisa deixar de ser um alienado, manipulado pela informação em massa, e que faça alguma coisa importante na sua vida, aproveitando ao máximo o agora, em vez de ficar trabalhando com o objetivo de se aposentar, e morrer de câncer, entediado e solitário em uma praia vazia no sul.

O nome da música é “Dogs” e com certeza isto não foi uma coincidência.

Mas enfim, a moral da história que tento passar, como se fosse uma medicação para a mente, é para você parar de ser esse cachorro alienado, que é induzido para ser desgastado mentalmente, e deixar de ser este ignorante (uma pessoa que ignora) cultural, manipulado pela mídia tradicional, e comece a buscar melhores referências, para só assim, alcançar objetivos pessoais mais importantes.

--

--